top of page

Ah, mas se eu tivesse feito diferente naquela época..

“Temos tanto apego pelo que é conhecido que, apesar de nos sentirmos infelizes, o medo da mudança é maior que o desejo de ter sucesso em superá-lo”. Lama Michel Rinpoche


Namaste, tudo bem?


Quantas vezes já desejei uma máquina do tempo para voltar ao passado e mudar a rota de algumas decisões que tomei? Quantas vezes desejei ter constância na prática de Yoga, quantas vezes... Aposto que você também já sentiu isso!


Mas a vida tem um jeito peculiar de nos ensinar o que precisamos aprender, não é mesmo?


Porque, não importa em que momento estejamos, sempre vamos identificar certos padrões que já não nos servem mais, comportamentos que não refletem todo o potencial que sabemos ter. E nem sempre conseguimos transformar isso de imediato.

Pode ser frustrante, mas a mudança de padrões acontece gradualmente e depende também de estarmos prontos para ela.


“Temos tanto apego pelo que é conhecido que, apesar de nos sentirmos infelizes, o medo da mudança é maior que o desejo de ter sucesso em superá-lo”. Lama Michel Rinpoche


explorando os sonhos

Uma vez li que "não existem erros, apenas aprendizados", e essa frase se tornou um mantra para mim. Encarar a vida percebendo as bênçãos em cada aprendizado torna tudo mais leve e nos ajuda a abandonar a ideia de voltar no tempo.


O que precisamos é de presença para enxergar o que está acontecendo agora e das ferramentas certas para promover a mudança.


E a principal ferramenta para a mudança não é uma técnica de Yoga, uma aula ou um mantra, mas sim a constância!


Aqueles 20 minutos que de prática que você faz são melhores do que aquela hora que você não faz. Por isso, é importante abrir mão do perfeccionismo e ser mais gentil consigo mesma.


Se você se sente estagnada, como se estivesse vivendo uma versão desatualizada de si mesma, não se desespere. Cada decepção, cada erro, cada momento de dúvida... Tudo isso está ensinando algo, mesmo que a lição ainda não seja clara.


E são essas lições que nos preparam para as mudanças mais significativas.


O segredo é não parar de se mover, continuar explorando, arriscando, crescendo.


Porque é nesse movimento que as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.

Afinal, a mudança não é sobre perfeição, mas sobre movimento.


A questão é: se eu tivesse feito diferente naquela época, talvez não estivesse aqui agora, e é aqui que a mudança pode ser feita. Então, pergunte a si mesma: "O que eu posso fazer agora?"


Estou aqui para lembrar que boas práticas só se tornam bons hábitos se você se mantiver constante.


Por isso, ao invés de pular um dia de prática, organize sua rotina para manter-se em movimento e garantir a sua constância no Yoga.


“Yoga é atingir o que era antes inatingível. O ponto de partida para esse pensamento é que há algo que desejamos e não somos capazes de fazer hoje; quando encontramos os meios para transformar esse desejo em ação, esse passo é Yoga. Na verdade, toda mudança é Yoga.” Desikachar


cachorro olhando para baixo adho mukha svanasana

Mantendo a constância no Yoga


Para te ajudar a manter o ritmo, mesmo nos dias mais desanimados ou corridos, aqui estão algumas sugestões:


1. FAÇA UMA PRÁTICA COMPLETA


Isso mesmo, se você conseguir manter UMA prática completa por semana, já estará no caminho para alcançar bons resultados.


Toda semana oferecemos um tema diferente para que você possa se desenvolver em todos os aspectos da sua vida. Se você está atrasada com o tema da semana, não se preocupe. São temas atemporais que se encaixam em qualquer momento. Não se preocupe em fazer tudo, mas concentre-se em fazer uma aula. Essa aula será sua porta de entrada para os hábitos que você deseja transformar.


Você pode escolher uma aula da semana passada, por exemplo, e seguir escolhendo uma por semana. Com essa prática semanal, você estará sempre um passo à frente e se sentirá cada vez melhor.


2. PRÁTICAS MAIS CURTAS


Essas práticas duram de 10 a 40 minutos e podem ser realizadas em qualquer brecha da sua semana.


São igualmente eficazes, e mesmo sendo breves, tenho certeza de que você sentirá a diferença. Lembre-se: esses 10 minutos são muito melhores do que aquelas práticas longas que você idealizou, mas que não teve tempo de fazer.


E posso te contar uma coisa? Você corre o risco de se sentir tão motivada que talvez encontre tempo para outras práticas, seguindo a programação normal da semana.

Essas práticas estão disponíveis na seção "Mini práticas (10 a 20m)" e "Práticas de 30 a 40m".



3. MEDITAÇÃO, TREINOS DE RESPIRAÇÃO E RELAXAMENTO


As sessões duram até 20 minutos e podem ser feitas na cama ou em uma cadeira. Não são exercícios físicos, mas são práticas que transformam tanto quanto, pois trabalham a mente.


Essas alternativas "sutis" são perfeitas para você não perder o foco em relação aos seus desejos!


Este é o seu momento de brilhar e assumir as rédeas da sua vida.

Apenas lembre-se de permanecer firme e focada no que realmente importa para você.


Reflita e planeje seus próximos passos com cuidado. Você está pronta para entrar no desconhecido ou aprofundar o caminho atual?


Às vezes, tudo o que você precisa para esclarecer as coisas, é uma mudança de perspectiva...


Para se aprofundar em Si mesma:


Pratique Yoga no Soma: INSCREVA-SE AQUI!


Hariḥ Oṁ

Patricia de Abreu ॐ

bottom of page