Como um névoa espessa que impede a visão clara do caminho à frente...
Namaste, tudo bem?
Todos nós queremos ser melhores e mais felizes, e nesta busca muitos já descobriram o Yoga como uma ferramenta pra a mudança, mas para que a mudança realmente aconteça em nossas vidas não basta apenas entendermos o que é Yoga, os seus conceitos e significados, precisamos praticar com dedicação, com a atitude correta, e indo além, precisamos mesmo é perceber a nossa ignorância e direcionar a prática para que a ignorância se desfaça.
Não me leve a mal, eu sei que esta palavra "ignorância" pesa bastante, mas é esse termo que os textos do Yoga usam para falar sobre Avidyā, a compreensão incorreta em relação a nossa própria natureza.
E por não termos essa compreensão correta, a ignorância em relação a isso se torna a fonte de todo o nosso sofrimento.
Avidyā é o que gera o egoísmo, o apego, a aversão e o medo. Avidyā é a raiz causadora dos obstáculos que nos impedem de ver as coisas como realmente são.
Construímos uma identidade limitada a partir de uma percepção falsa a respeito da nossa própria natureza. Criamos apego aos objetos, pessoas e circunstâncias que protegem a sobrevivência de tal identidade. Temos aversão aos objetos e circunstâncias que ameaçam a sobrevivência dessa identidade e geram insatisfação. Sentimos medo, que é originado da percepção correta, porém inconsciente, de que tal compreensão que temos de nós mesmas não conseguirá nos proteger, de fato, do sofrimento.
Percepção e Ação!
Avidyā é como uma névoa espessa que impede a visão clara do caminho à frente. Assim, é necessário primeiramente "perceber a incompreensão incorreta", aceitar a ignorância em relação à natureza da alma para a partir daí abrir espaços para que o conhecimento tenha lugar.
"Quando nos reconhecemos como ignorantes sobre algum assunto, tendemos a buscar uma solução para deixar de sê-lo." Pedro Kupfer
A partir desse reconhecimento começa a ação, a busca pela compreensão correta, que em sânscrito significa vidyā, o conhecimento. Esse conhecimento, que remove avidyā, é essencial para alcançarmos mokṣa (libertação espiritual), que em outras palavras é a libertação do sofrimento.
Ps. vidyā é diferente de avidyā. O “a” representa a falta ou a negação. Assim, vidyā é o conhecimento e avidyā a falta dele.
E nesse processo, se você já está praticando Yoga você está em vantagem, pois a prática pode reduzir os efeitos de avidyā de maneira que o verdadeiro entendimento e realização aconteçam.
"Quando vemos algo corretamente, há uma sensação de paz profunda dentro de nós - não sentimos tensão, inquietação nem agitação". T.K.V. Desiccator
Quer se aprofundar?
Pratique Yoga no Soma. Inscreva-se aqui: Soma Escola de Yoga
Qualquer dúvida me escreva :)
Hariḥ Oṁ
Patricia de Abreu ॐ