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Tristhāna, os três locais de atenção na prática de Yoga.

"O praticante é o observador e objeto de observação ao mesmo tempo. Se não prestarmos atenção em nós mesmos na nossa prática, não podemos chamá-la de Yoga."


Namaste, tudo bem?


Tristhāna é um conceito fundamental dentro da prática de Yoga. Ele combina três elementos essenciais que, quando integrados durante a prática e realizados com a atitude correta, possibilitam ao praticante alcançar um estado de meditação profunda e consciência plena.


“Por mais lindamente que você consiga fazer um āsana, por mais flexível que o seu corpo seja, se você não conquistar a integração entre corpo, respiração e mente, não dá para dizer que você esteja fazendo Yoga.” — T.K.V. Desikachar


Neste artigo, vamos explorar os três locais de atenção na prática para que sua experiência ao praticar se torne uma meditação em movimento.


iluminando o cosmos

Os Três Elementos de atenção na prática são:

  1. Āsana (Postura)

  2. Prāṇāyāma (Respiração)

  3. Dṛṣṭi (Ponto de Focalização Visual)


Vamos nos aprofundar…


Āsana (a postura do Yoga)

Refere-se às posturas físicas realizadas durante a prática. As sequências são sempre construídas de forma cuidadosa, com o objetivo de alcançar sthira (estabilidade) e sukha(conforto) em cada postura.


Para ilustrar o conceito de sthirasukha, há uma história da mitologia indiana sobre Ananta, o rei das serpentes.


"Flutuando no oceano, seu longo corpo de serpente enrola-se para formar uma cama confortável, onde descansa o Deus Viṣṇu. As mil cabeças da serpente estendem-se para cima e abrem-se como um guarda-chuva que protege Viṣṇu. Sobre o guarda-chuva repousa a Terra. O corpo da serpente é leve e suave o suficiente (sukha) para servir de cama para um Deus e, ao mesmo tempo, suficientemente firme e estável (sthira) para suportar todo o peso da Terra”, conta Desikachar.


Ananta Vishnu e yoga nidra

Cada postura deve ser executada com suavidade e firmeza. Embora haja esforço, ele não deve ser excessivo; o objetivo é estar cada vez mais confortável, usando o mínimo de esforço necessário.


"Yoga é diferente de dança e teatro. No Yoga, não estamos criando algo para os outros assistirem. Quando fazermos vários āsana-s, observamos o que estamos fazendo e como estamos fazendo. Fazemos apenas para nos mesmos. O praticante é o observador e objeto de observação ao mesmo tempo. Se não prestarmos atenção em nós mesmos na nossa prática, não podemos chamá-la de Yoga.” T.K.V. Desikachar


Para que sthirasukha seja mantido durante toda a prática de posturas, é necessária uma ação conhecida como vinyāsa krama. A palavra vinyāsa significa "colocar junto de uma forma especial", e krama refere-se às etapas ou passos que serão seguidos ao longo da prática.


“O conceito de viṅyāsa krama nos mostra que simplesmente dar um passo não é suficiente; esse passo precisa nos levar à direção certa e ser dado da maneira certa. Viṅyāsa krama, portanto, descreve uma prática de Yoga corretamente organizada.” T.K.V. Desikachar

O conceito de vinyāsa é central para muitas práticas de Yoga. Abaixo estão alguns pontos adicionais para você considerar:


  1. Coordenação de Movimento e Respiração: Vinyāsa envolve a sincronização do movimento com a respiração. Cada movimento em uma sequência é feito em harmonia com uma inspiração ou expiração, criando um fluxo contínuo. Isso não só ajuda a manter o ritmo da prática, mas também promove uma maior consciência corporal e mental.

  2. Fluidez e Transição: Ao praticar vinyāsa, as transições entre as posturas são tão importantes quanto as posturas em si. O objetivo é criar uma prática fluida, onde cada postura leva naturalmente à próxima, sem interrupção. Isso também contribui para o desenvolvimento de equilíbrio e controle.

  3. Progressão Inteligente: Vinyāsa krama também se refere a uma progressão inteligente nas práticas de Yoga. Em vez de avançar diretamente para posturas complexas, o praticante é guiado através de uma série de etapas que preparam o corpo e a mente para desafios mais avançados. Isso garante que a prática seja segura e eficaz, respeitando os limites do corpo. Há muitas aulas no acervo de Hatha de vinyāsa krama, desfrute :)

  4. Adaptação e Personalização: Uma característica importante do vinyāsa krama é a adaptabilidade. As sequências podem ser modificadas de acordo com as necessidades individuais, tornando a prática acessível para todos, independentemente de suas habilidades ou condições físicas.

  5. Meditação em Movimento: A prática de vinyāsa pode ser vista como uma forma de meditação em movimento. Ao focar na respiração e nas transições suaves entre as posturas, o praticante é levado a um estado de concentração e presença plena, semelhante ao estado meditativo.


Esses aspectos mostram que vinyāsa não é apenas uma técnica de movimento, mas uma abordagem integral que envolve corpo, mente e respiração, promovendo uma prática de Yoga harmoniosa e consciente.


Prāṇāyāma (Respiração)


A respiração mais utilizada durante a prática de Yoga é o Ujjāyī Prāṇāyāma, conhecido como "respiração vitoriosa", e também chamado de respiração oceânica ou sussurrante.


Como o nome sugere, essa técnica confere uma sensação de vitória, ajudando a manter tanto o controle mental quanto o domínio do corpo durante os movimentos e sequências de posturas.


Aprenda fazer Ujjāyī aqui: RESPIRAÇÃO VITORIOSA


O Ujjāyī permite que a respiração seja ouvida e sentida, tornando-se mais profunda e prolongada à medida que a prática avança.


“A prática de tal técnica tem duas vantagens. A primeira é que ficamos mais próximos do fluxo da nossa respiração e, dessa maneira, permaneceremos mais concentrados na prática de āsana-s. A segunda é que o som nos diz quando temos que parar ou modificar um āsana. Se não conseguimos manter um som suave, constante e sereno, é porque fomos além dos nossos limites na prática. A qualidade da respiração é, portanto, a indicação mais clara da qualidade da nossa prática de āsana.” T.K.V. Desikachar


Ujjāyī ajuda a manter o foco, a criar calor interno e a sincronizar os movimentos com a respiração, um aspecto central da prática de Yoga. Além disso, essa técnica promove a calma mental, melhora a circulação, e aumenta a capacidade pulmonar. Ela também ajuda a equilibrar o sistema nervoso, reduzindo o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo em que mantém a mente presente e o corpo energizado durante a prática.


Dṛṣṭi (Ponto de Focalização Visual)


A palavra dṛṣṭi significa "visão" ou "olhar" e refere-se ao ponto específico onde os olhos devem estar focados durante a prática de Yoga. Essa técnica ajuda a manter a mente concentrada e a evitar distrações externas.

O movimento dos olhos está profundamente ligado ao cérebro, influenciando nossa atenção, processamento de informações e emoções. Usar os dṛṣṭi-s durante a prática estabiliza o sistema de atenção e acalma a mente, facilitando uma maior concentração e integração entre corpo e mente.


Funções e Benefícios dos Dṛṣṭi-s:


  • Foco e Concentração: Os dṛṣṭi-s ajudam a direcionar a atenção e manter o foco, minimizando distrações e promovendo uma concentração mais profunda.

  • Estabilidade Física: Focar em um ponto específico melhora o equilíbrio e a estabilidade, especialmente em posturas desafiadoras.

  • Conexão Corpo-Mente: Ao conectarmos corpo, mente e respiração criamos uma prática mais consciente e meditativa.


Os nove dṛiṣṭis da prática:


1. nasāgradṛiṣṭi, a fixação na ponta do nariz;2. bhrūmādhyadṛiṣṭi, concentração no intercílio;3. nabhicakradṛiṣṭi, fixação do olhar no umbigo;4. hastagraidṛiṣṭi, concentração numa mão;5. pādayoragraidṛiṣṭi, fixação nos dedos dos pés;6 e 7. parśvadṛiṣṭi, olhar para os lados (esquerdo e direito);8. aṅguṣṭhamadhyaidṛiṣṭi, olhar para os polegares; e9. ūrdhva ou antaradṛiṣṭi, dirigir o olhar para o alto.


A integração desses três elementos—āsana, prāṇāyāma e dṛṣṭi— criam uma prática que não é apenas física, mas também profundamente meditativa e transformadora. A ideia é que, ao harmonizar o corpo, a respiração e a mente, você possa alcançar um estado de equilíbrio e clareza mental, que é essencial para o progresso espiritual.


Para se aprofundar:


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Hariḥ Oṁ

Patricia de Abreu ॐ

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